Vitória de Milei na Argentina Desencadeia Preocupações no Governo Lula

Vitória de Milei na Argentina Desencadeia Preocupações no Governo Lula, que Volta seus Olhos para Possível Retorno de Trump em 2024 nos EUA

Após a surpreendente vitória de Javier Milei na Argentina neste domingo (19), membros do Itamaraty expressam crescente preocupação com a possibilidade de Donald Trump retornar à presidência dos Estados Unidos em 2024. Analistas políticos e fontes do Partido dos Trabalhadores (PT) alertam que o atual presidente democrata, Joe Biden, enfrenta desafios consideráveis contra o republicano Trump, a menos que surja um candidato democrata mais competitivo.

Diplomatas brasileiros e representantes do PT destacam que, se a volta de Trump se concretizar, o Brasil direcionará seus principais esforços para as relações com a Europa e o Sul global. Mesmo com a eleição de Milei na Argentina, há perspectivas otimistas de que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia seja finalizado até o final do ano.

Em relação ao novo governo argentino liderado por Milei, o governo brasileiro adota uma postura cautelosa, aguardando para ver como as propostas de campanha serão implementadas na prática. Oficialmente, o governo brasileiro declara estar à disposição para fortalecer as relações bilaterais.

Enquanto isso, a oposição liderada por Jair Bolsonaro celebra a vitória de Milei como uma esperança para as eleições de 2026, destacando paralelos entre essa vitória e a eleição de Bolsonaro sobre Haddad em 2018. Aliados mais pragmáticos de Luiz Inácio Lula da Silva reconhecem a necessidade de uma frente ampla de esquerda e alertam para a importância de uma abordagem mais centrada do governo Lula para garantir sucesso nas próximas eleições.

A eleição de Milei, comparada à vitória de Bolsonaro em 2018, destaca a similaridade nas porcentagens de votos (55% para ambos os candidatos). Observadores políticos sugerem que o “espírito do tempo é de direita”, reforçando a importância de uma possível inflexão ao centro real do governo Lula em 2026 para evitar resultados semelhantes.

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp
Twitter
Email
Print
VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *