Bope do Rio adota medida inovadora para aumentar transparência e eficiência: Câmeras nos Uniformes a partir de 8/1
A partir da próxima segunda-feira (8/1), agentes de tropas especiais, incluindo o Batalhão de Operações Especiais (Bope), passarão a utilizar câmeras em seus uniformes, conforme anunciado pelo secretário de estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.
Em entrevista ao jornal O Globo, o coronel destacou que os membros da força estão sendo treinados para operar os dispositivos incorporados às fardas dos agentes. Essa iniciativa surge após mais de quatro anos de debates e discussões visando a redução da letalidade policial nas comunidades cariocas.
A obrigatoriedade do uso de câmeras nas fardas dos agentes das forças especiais, em conformidade com uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), foi formalizada pelo governo do Rio de Janeiro em julho de 2023, através de um decreto.
“Estamos cumprindo a determinação do STF, e a data para a adoção das câmeras nos uniformes do Bope já estava previamente estabelecida em nosso cronograma. Será no próximo dia 8”, afirmou o secretário de estado da PM ao jornal.
O coronel Marinho Pires enfatizou que a implementação não está relacionada ao incidente no Complexo de Israel, onde agentes da tropa de elite estão sendo investigados por suspeita de execução de três indivíduos em 27 de dezembro. No mesmo dia, o PM Leonardo Maciel da Rocha, de 33 anos, perdeu a vida após ser alvejado na cabeça dentro de um veículo blindado.
“A nossa Corregedoria interna está acompanhando o caso em colaboração com a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC). Temos o maior interesse em esclarecer os fatos”, assegurou o coronel Marinho Pires.