O Banco Central anunciou hoje, 7 de dezembro, que a aguardada funcionalidade Pix Automático estará disponível a partir de 28 de outubro de 2024. Essa nova adição ao sistema revolucionário de pagamentos instantâneos permitirá que os usuários agendem pagamentos de contas recorrentes de maneira semelhante ao já conhecido débito automático.
Atualmente, para oferecer o débito automático, as empresas precisam estabelecer convênios com todas as instituições financeiras, uma tarefa que muitas vezes é restrita aos bancos de grande porte. Isso resulta em clientes e negócios menores sendo excluídos do sistema ou limitados a instituições financeiras de menor abrangência, como lotéricas.
Com a introdução do Pix Automático, essa dinâmica está prestes a mudar significativamente. De acordo com o Banco Central, as empresas agora precisarão firmar acordo apenas com um banco, tornando o serviço acessível a todos os clientes, independentemente do banco em que possuam conta. Isso simplificará consideravelmente o processo para negócios de todos os tamanhos e ampliará a inclusão no sistema de pagamento automático.
A previsão inicial do Banco Central era lançar o Pix Automático em abril do próximo ano. No entanto, após ajustes, a data foi adiada para outubro de 2024. Essa mudança busca garantir uma implementação suave e eficiente da nova funcionalidade, oferecendo aos usuários uma experiência aprimorada de pagamento recorrente por meio do Pix.
Com essa inovação, o Pix Automático surge como uma solução mais flexível e inclusiva, simplificando o acesso ao débito automático e promovendo maior comodidade para os consumidores e empresas que utilizam o sistema de pagamentos instantâneos.