Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tocantins autoriza primeiro frigorífico com inspeção estadual para suínos com capacidade para abater até 52 animais por dia

Por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), foi autorizado o funcionamento do primeiro frigorífico com registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) habilitado para o abate de suínos. O Frigorífico Boa Esperança, localizado em Silvanópolis, na região central do Tocantins, iniciou suas atividades na quinta-feira (27), com capacidade para abater até 52 animais por dia.

Essa autorização representa um avanço no setor de inspeção animal no estado, ampliando as oportunidades de comercialização da carne suína com segurança sanitária e fortalecendo a cadeia produtiva.

O que muda com a habilitação para o abate de suínos?

O frigorífico já possuía registro para o abate de bovinos. Após solicitar a ampliação de suas atividades, a Adapec acompanhou todas as etapas de adaptação, incluindo ajustes estruturais e testes necessários. Com a liberação, a carne suína produzida poderá ser comercializada legalmente em todo o território tocantinense.

Segundo o presidente da Adapec, Paulo Lima, o processo de autorização seguiu critérios rigorosos. “Orientamos e acompanhamos todas as etapas do projeto e as adequações feitas pelo frigorífico. Após todos os testes realizados, autorizamos o abate de suínos”, explicou.

Impacto econômico e sanitário para o Tocantins

Para o gerente de Inspeção Animal da Adapec, Antônio José de Sousa Caminha, essa autorização tem impactos positivos diretos na economia local e regional. “Além de garantir produtos com qualidade e segurança, o frigorífico contribui para a geração de empregos e o fortalecimento da suinocultura no estado, que ainda tem potencial a ser explorado”, destacou.

A regulamentação do serviço oferece uma alternativa aos produtores de suínos, que antes enfrentavam desafios logísticos e sanitários para comercializar a carne. Com o abate regularizado, a atividade no campo ganha impulso, assegurando conformidade legal e segurança sanitária.

Opinião dos empreendedores sobre a iniciativa

O proprietário do Frigorífico Boa Esperança, Milton Guarese, ressaltou a importância do suporte técnico da Adapec para viabilizar o novo serviço. Ele acredita que a iniciativa abrirá espaço para o crescimento da suinocultura no Tocantins. “Somos o primeiro frigorífico no SIE com abate de suínos e acredito que essa cadeia produtiva começará a se expandir. Agora, o Estado conta com um frigorífico habilitado, permitindo que essa carne seja comercializada em todo o Tocantins”, afirmou.

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp
Twitter
Email
Print
VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *